Entendendo o Associativismo

Resumidamente, o associativismo pode ser entendido como o ato de se associar, agregar, juntar, unir forças para um fim comum. Numa definição ampla, dizemos que associativismo é qualquer iniciativa, formal ou informal, que reúne um grupo de empresas ou pessoas com o objetivo principal de superar dificuldades e gerar benefícios econômicos, sociais ou políticos, ampliando oportunidades para si e para outros. O Associativismo está presente em entidades como associações comerciais, industriais e rurais, sindicatos, cooperativas, parcerias ou associações de interesse econômico, social ou político e, agora, no ambiente virtual.

Este blog incentiva o associativismo e promove a união dos associados capaz de fazê-los pensar coletivamente e permite uma troca de experiências que os faz crescerem em conjunto, propiciando a realização de segmentações de mercado, compras conjuntas em grandes quantidades; o que proporciona maior poder de barganha e acesso a grandes fornecedores. Com isso, há a formação de parcerias com fornecedores e distribuidores que possibilitam a realização de campanhas de promoção, com preços menores do que os demais.

Graças ao associativismo é possível conciliar o valor individual com o coletivo, objetivando o alcance dos mesmos propósitos e fins.

Por: Carlos Roberto Romeu

Clique aqui e solicite mais informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário